O Inova-san surgiu como um programa de educação empreendedora e inovação aberta, que visa à solução de problemas reais enfrentados pela sociedade. Voltado para os alunos das universidades e escolas técnicas do Sul Fluminense, a iniciativa registrou sua segunda edição em 2020 enfrentando os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Com atividades adaptadas para o ambiente online, chegou à etapa decisiva nesta sexta-feira (15), o Demoday, na qual foram conhecidos os projetos vencedores em cada uma das frentes do programa: Meio Ambiente, Mobilidade Inteligente e Saúde.
Mesmo em um cenário de recessão educacional, em função das dificuldades impostas pelo EAD (Ensino à Distância), o Inova-san contou com a inscrição de 545 participantes de 19 instituições de ensino diferentes e que cadastraram 71 projetos. As iniciativas vencedoras foram Aang Company, da UGB-FERP – CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE (Meio Ambiente); Safe Speed System, da CEFET – CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA (Mobilidade Inteligente); e Lótus, da UNIFAA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VALENÇA (Saúde).
Ao promover um ambiente de tecnologia, colaboração e conteúdo focado em aprendizagem do empreendedorismo, o Inova-san proporciona a construção de soluções inovadoras para os problemas reais enfrentados nas cidades próximas à fábrica da Nissan em Resende (RJ).
Mais sobre a 2ª edição
Somente em sua primeira fase, o novo formato proporcionou mais de 60 horas de conteúdo online para os interessados e mobilizou uma equipe de mais de 40 voluntários durante as atividades do programa. “Considerando que a maioria dos estudantes tem frequentado aulas online, nossa maior preocupação foi oferecer aos participantes atividades diferenciadas para que se destacassem diante de todo o conteúdo que já estava sendo consumido de maneira digital”, explica a presidente do Instituto Nissan, Mila Poli.
Desde o momento de inscrição, os participantes do Inova-san têm acesso a uma plataforma que fornece conteúdo diverso para que possam aprimorar suas ideias. Eles também são convidados para atividades práticas, maratonas de ideias, bate-papos e palestras participativas com profissionais com diferentes formações. Conforme avançam no programa, as atividades de apoio passam a ser cada vez mais personalizadas e os grupos começam a ser acompanhados por mentores, além de receberem orientações específicas sobre como podem tornar seus projetos cada vez melhores.
Por meio de uma trilha de conhecimento, o Inova-san busca fazer com que as ideias saiam do papel e se tornem algo executável, gerando o que é chamado de MVP (Produto Mínimo Viável). Ao fim do programa, nove times se apresentam para uma banca de avaliadores, formada por representantes de empresa a instituições da região, que escolhe um vencedor para cada uma das três categorias – etapa realizada nesta sexta (15).
A última fase do Inova-san – que recebe o nome de Growth – vai envolver os três times vencedores na construção de conexões para que alavanquem seus projetos ao serem colocados em contato com possíveis parceiros e investidores, firmando assim sua presença no ecossistema de inovação da região Sul Fluminense e do Brasil.
Os objetivos do Inova-san
O Inova-san consiste em desafiar os estudantes a desenvolver soluções para questões locais relacionadas a uma das três temáticas de 2020: Meio Ambiente, Mobilidade Inteligente e Saúde. Tendo a educação para a cidadania como a principal causa do Instituto Nissan e a tecnologia e a inovação como eixos transversais da instituição, o Inova-san busca desafiar e, ao mesmo tempo, apoiar os universitários em suas ideias para o desenvolvimento de soluções inovadoras e ações de impacto para a região.