Rota Sustentável

Instituição: Rota Sustentável
Localidade: Resende – RJ

Com o objetivo de promover um espaço de compartilhamento de conhecimento e boas práticas e oferecer um novo olhar sobre o uso dos recursos naturais no dia a dia da fábrica da Nissan em Resende (RJ), o Instituto Nissan lançou, em 2019, o programa Rota Sustentável. O projeto une os três pilares de sustentabilidade da Nissan – ambiental, econômico e social – e busca aproximar a empresa da comunidade na qual está inserida, posicionando-a como um aliado importante para a construção do desenvolvimento territorial sustentável.

O público-alvo, com idades entre 11 e 15 anos, foi definido de forma estratégica tendo em vista que é nessa faixa etária que estão os principais atores que podem contribuir para a promoção da transformação social em médio e longo prazos.

A dinâmica do projeto

O Rota Sustentável é desenhado no formato de caça ao tesouro e consiste em uma visita guiada à fábrica da Nissan do Brasil. Os jovens devem seguir um roteiro que inclui um quiz com perguntas que os estimulam a identificar os pontos sustentáveis de cada área da fábrica sinalizados em um mapa – os quais são apresentados sob a forma de charada para que os alunos, divididos em grupos, descubram de qual deles o facilitador está falando. A cada resposta correta, a equipe é contemplada com uma peça de um quebra-cabeças gigante.

Ao final, com todas as peças reunidas, a dinâmica revela a imagem do Super Folhinha, o mascote do projeto. A equipe que acumular mais peças passeia pela empresa com o carro elétrico Nissan LEAF e vê na prática o conceito da Nissan Intelligent Mobility, a visão da marca para transformar a maneira como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados à sociedade

Fotos do projeto

Outros projetos

Skip to content