Você sabia que até 2050, cerca de 900 milhões de pessoas podem sofrer com a perda de audição em todo o mundo? Esse dado da OMS (Organização Mundial da Saúde) ajuda a lançar luz sobre o tema na atualidade com relação às pessoas que já sofrem com esse tipo de deficiência e que enfrentam dificuldades de acessibilidade no dia a dia.
Consciente desse quadro e da necessidade de contribuir para a melhoria da inclusão, a Nissan anunciou em setembro algumas ações voltadas à acessibilidade, embarcando em datas importantes, como o Setembro Azul (mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira) e o Dia Nacional de Luta PcD. Uma das iniciativas está relacionado ao site institucional da empresa (www.nissan.com.br), que agora pode ser lido também na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para as versões computadores e telefones móveis – a tecnologia utilizada é o tradutor virtual Hugo, que pode sinalizar mais de um milhão de palavras, com tecnologia da Hand Talk Plugin. O novo site do Instituto Nissan (www.institutonissan.org.br), lançado neste ano, também já conta com a tecnologia para Libras.
Internamente, o Instituto Nissan lançou em setembro o curso básico online de Libras, voltado aos voluntários do Instituto e ministrado por Mirelly Tonelis, da Nissan. Realizado 100% virtual, a atividade vai até dezembro e conta com a participação de 33 funcionários. “Sempre me interessei por outros idiomas, estudar Libras sempre me despertou muito interesse, mas depois de assistir um grupo de surdos falar um pouco mais sobre suas experiências na Nissan, percebi que não há como ser atuante na defesa da inclusão e diversidade sem conhecer as comunidades pelos seus próprios olhares”, afirma Carolina Caldas, que está participando do curso.
Quem também está participando da atividade é Marcela Alonso. “Adoro aprender idiomas e, recentemente, terminei um curso de espanhol. Estava pensando sobre qual seria meu novo desafio quando a oportunidade cruzou o meu caminho: um curso gratuito, ofertado para os voluntários do Instituto Nissan e que, de quebra, vai me possibilitar contato com funcionários que a barreira idiomática ainda não havia me permitido conhecer. Não pensei duas vezes”, conta ela. “Vejo idiomas como pontes para novas culturas, como possibilidade de conhecer pessoas e suas histórias. Inclusão não é só o ‘diferente’ entrar no mundo do ‘comum’; acho que o inverso também é importante.”
Para Mirelly, a iniciativa vai ao encontro das visões da Nissan quanto à inclusão e à acessibilidade. “É muito gratificante poder compartilhar um conhecimento tão necessário. A Libras proporciona uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes, permitindo sua inclusão e integração na sociedade”, destaca Mirelly. “O intuito de disseminar a língua é justamente esse, garantir a acessibilidade a alcance de todos, praticando assim a verdadeira inclusão social.”
As ações da Nissan são guiadas pela visão global da marca para impulsionar a inovação em serviços e produtos automotivos que enriquecem a vida das pessoas, reforçando também o seu compromisso, interno – com seus funcionários – e com a sociedade em geral, na construção de um ambiente que incentiva um entorno diverso e inclusivo.