Instituto

Um sonho que ultrapassou fronteiras para mudar a vida de muitos brasileiros

Toda história verdadeira e apaixonada é inspiradora. E a nossa história envolve muitos corações. Do Japão ao Brasil, o nosso sonho ultrapassou fronteiras para se tornar realidade e ajudar a mudar a vida de muitos brasileiros.

O Instituto Nissan, que iniciou suas atividades em março de 2013, tornou a Nissan do Brasil na primeira subsidiária da companhia a ter um instituto social criado especialmente para gerenciar seus projetos de Responsabilidade Social.

Desde então, já temos muitos motivos para nos orgulhar, como as cerca de 70 mil pessoas beneficiadas por suas iniciativas e projetos, nas cidades do Rio de Janeiro, onde fica a nossa sede, São Paulo, Resende e São José dos Pinhais.

Em 2018, redefinimos diretrizes estratégicas e realizamos nosso primeiro Edital de Projetos, o que resultou no mapeamento de uma série de iniciativas interessantes e parceiros relevantes.

Para o futuro, queremos continuar sempre nos aprimorando, trocando experiências e aprendendo com um objetivo muito claro: transformar vidas.
E o caminho para continuarmos alcançando esse objetivo precisa ser construído junto!

Institucional

Mais do que a missão do Instituto Nissan, o compromisso que assumimos é o de valorizar e transformar a vida das pessoas por meio da promoção de projetos ligados à educação profissionalizante, ao meio ambiente, à mobilidade e ao incentivo ao voluntariado.

Somos uma organização sem fins lucrativos e atuamos alinhados às práticas de sustentabilidade e responsabilidade social da Nissan do Brasil Automóveis. Nascemos no final de 2012, mas iniciamos efetivamente nossas atividades em março de 2013 e tornamos a Nissan do Brasil a primeira subsidiária da companhia a ter um instituto social criado especialmente para gerenciar projetos de Responsabilidade Social.

Ao longo dos nossos sete anos de existência, podemos contar com orgulho que mais de 118 mil pessoas já foram beneficiadas por nossas iniciativas principalmente nos municípios do Rio de Janeiro, onde fica a nossa sede, São Paulo, Resende e São José dos Pinhais e nas regiões próximas a esses locais.

Para seguirmos cumprindo nosso papel de maneira sempre relevante, em 2018 reestruturamos as diretrizes da nossa organização para ampliar e fortalecer ainda mais nossa atuação com foco na transformação social. “Educação para Cidadania” passou a ser a Causa Socioambiental da nossa instituição, uma vez que temos na “educação” a principal ferramenta para o desenvolvimento de um futuro sustentável.

Educação para Cidadania

Em 2018, o Instituto Nissan completou 5 anos e, junto com o aniversário, veio a revisão de suas diretrizes de atuação.

O mergulho sobre o papel da organização frente aos desafios da sociedade resultou num novo desenho de eixos estratégicos e temáticos, com objetivos claros a serem atingidos e a vontade de contribuir ainda mais para a transformação social.

O pontapé inicial se deu com a redefinição da sua Causa Socioambiental, refletindo sua vocação enquanto entidade que desenvolve e apoia projetos sociais: Educação para Cidadania.

E por que trabalhar com educação? Porque educar é ajudar a criar e a modelar um futuro melhor para todos. Educação é a linguagem universal para desenvolver a compreensão sociocultural sobre pessoas e países do mundo todo. 

É como criamos e reforçamos o conceito de cidadania global. É através dela que desenvolvemos o amanhã. Mas não qualquer desenvolvimento, não a qualquer custo. Desenvolvimento sustentável.

Educar é dar às pessoas as ferramentas necessárias para identificar e resolver os problemas do futuro. É ensinar a ser cidadão. É despertar a habilidade de olhar e enxergar o mundo com empatia.

Somente a educação é capaz de promover momentos de pura revelação sobre o mundo, como quando se aprende algo pela primeira vez. Os olhos se arregalam, as sobrancelhas se levantam e a testa se enruga. É isso que o Instituto Nissan quer promover: o entusiasmo e a inspiração provocados pelo conhecimento!

Linha do tempo do Instituto Nissan

Skip to content