2021: Instituto Nissan encerra ano com saldo positivo em ações

O Instituto Nissan, que iniciou suas atividades em março de 2013, tornou a Nissan do Brasil na primeira subsidiária da companhia a ter um instituto social criado especialmente para gerenciar seus projetos de Responsabilidade Social. Nesses sete anos de atividades, são mais de 120 mil pessoas beneficiadas iniciativas e projetos nas cidades do Rio de Janeiro, onde fica a sede do Instituto, São Paulo, Resende e São José dos Pinhais, entre outras regiões próximas. 

Em mais um ano desafiador como foi 2021, ainda em decorrência da pandemia da Covid-19, o Instituto Nissan mostrou sua capacidade de seguir apoiando a transformação de realidades, contando sempre com o apoio dos profissionais da Nissan do Brasil. “As atividades do Instituto acontecem por meio das mãos dos funcionários da Nissan do Brasil, que atuam em nossas atividades como voluntários no Programa ‘Voluntário de Valor’ ou quando somam forças nas ações desenvolvidas ao longo de cada exercício”, afirma a presidente do Instituto Nissan, Mila Poli.

Entre a principais atividades ao longo do ano, o Instituto realizou uma ação de doação de cestas básicas, com a arrecadação de 614 cestas para apoiar o enfrentamento à pandemia da Covid-19, a 3ª edição do Inova-san (que segue em desenvolvimento), o 1º Workshop de Libras, incentivo à doação de sangue por meio da campanha “Atitude na Veia”, e a campanha “Natal da Esperança”, com arrecadação de presentes para crianças e idosos.

Doação de Cestas

A pandemia da Covid-19, que atinge o mundo desde março de 2020, também impactou no cenário econômico, social e humanitário em diversas regiões. Com o objetivo de contribuir para melhorar o quadro nas regiões onde atua no Brasil, o Instituto Nissan realizou a campanha “Juntos, conseguimos multiplicar a solidariedade”, com a arrecadação e doação de cestas básicas. Neste ano, foram arrecadadas 614 cestas básicas junto aos funcionários da empresa – os alimentos foram destinados a centenas de famílias.

3ª edição do Inova-san

Nos dois primeiros anos contando com mais de 300 projetos inscritos e o envolvimento direto de cerca de 1.500 universitários, o Inova-san realiza em 2021 a sua 3ª edição. O foco do Programa em mais uma oportunidade está em impulsionar a educação, a inovação e o empreendedorismo no Sul Fluminense, por meio do envolvimento de jovens em fase acadêmica e no ensino técnico no desenvolvimento de soluções para problemas reais que impactam a sociedade. Pelo segundo ano consecutivo, o Inova-san acontece no formato online, envolvendo novamente três temáticas (Meio Ambiente, Mobilidade Inteligente e Mulheres e Inovação) para os projetos inscritos por estudantes dos níveis universitário (graduação, tecnólogo, pós-graduação, mestrado ou doutorado) e técnico, a partir dos 16 anos. 

1º Workshop de Libras

Consciente da necessidade de contribuir para a melhoria da inclusão no Brasil, a Nissan anunciou em setembro algumas ações voltadas à acessibilidade, embarcando em datas importantes, como o Setembro Azul (mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira) e o Dia Nacional de Luta PcD. Internamente, o Instituto Nissan lançou o curso básico online de Libras, voltado aos voluntários do Instituto e ministrado por Mirelly Tonelis, da Nissan. Realizado 100% virtual, a atividade terminou em dezembro e contou com a participação de 33 funcionários. Outra iniciativa está relacionada ao site institucional da empresa (www.nissan.com.br), que agora pode ser lido também na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para as versões computadores e telefones móveis – a tecnologia utilizada é o tradutor virtual Hugo, que pode sinalizar mais de um milhão de palavras, com tecnologia da Hand Talk Plugin. 

Campanha “Atitude na Veia”

Durante o período da pandemia da Covid-19, os índices de doações de sangue no Brasil caíram em torno dos 20%, impactando fortemente os bancos de sangue em todo país. Para contribuir na reversão desse quadro e estimular o hábito da doação, a Nissan, com o apoio do Instituto Nissan, promoveu a campanha “Atitude na Veia Nissan”, que teve como norte o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro. Uma série de ações foram realizadas  junto aos públicos interno e externo da empresa, sendo que o Instituto Nissan ainda atrelou uma iniciativa social à campanha, doando 1kg de alimento a cada doação de sangue registrada.

Campanha “Natal da Esperança”

Com a chegada de mais um fim de ano, o Instituto Nissan convidou os profissionais da empresa a participarem da campanha Natal da Esperança 2021. Neste ano, o foco foi contribuir com instituições que atendem crianças e idosos em situação de vulnerabilidade da região de Resende, onde fica o Complexo Industrial da Nissan do Brasil, com a arrecadação de presentes para esses públicos. As doações foram destinadas aos atendidos pelas instituições Centro Comunitário Educativo Esperança do Futuro, Asilo Nicolino Gulhot e Associação Pestalozzi de Resende.

Posts Relacionados

Assessoria de Imprensa

Para mais informações sobre o Instituto Nissan, entre em contato com a nossa assessoria de imprensa:
assessoria@institutonissan.org.br

Skip to content