Projeto de saúde visual beneficia motoristas profissionais

02/04/2019
O mutirão ofereceu consultas gratuitas e óculos a preços acessíveis
 

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o 4º país que mais mata no trânsito. De acordo com Vision Impact Institute, 59% dos acidentes de trânsito no mundo estão relacionados à falta de correção visual. Pensando em diminuir essas estatísticas, o projeto “Como Você Vê o Mundo?”, iniciativa do Instituto Ver & Viver (IVV), instituição social da fabricante de lentes oftalmológicas Essilor, e do Instituto Nissan, braço social da fabricante japonesa de carros Nissan, chega pela primeira vez aos motoristas da Prefeitura de Resende e parceiros, incluindo taxistas, guardas civis e motoristas de ônibus. No sábado, dia 30/03, na Creche Municipal de Educação Infantil (CMEI) Parque das Águas, mais de 300 profissionais tiveram acesso ao ciclo completo da correção visual. Sendo comprovada a necessidade, o motorista seguiu para a terceira etapa, onde foram disponibilizadas diversas armações para a escolha e possibilidade de aquisição.
 
Dados de um levantamento da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), mais de 50% dos motoristas profissionais só procuram o médico oftalmologista no momento da renovação da CNH (a cada 05 anos). Ainda, segundo a entidade, os problemas de visão aumentam em 2,5 vezes o risco de acidentes no trânsito no país.
 
De acordo com Ana Lúcia Abranches, coordenadora da Divisão de Educação para o Trânsito (DET), existem atualmente cerca de 480 motoristas profissionais no município. A iniciativa, que disponibilizou até 500 vagas para os exames, faz parte de um teste e pretende fazer com que Resende se torne o primeiro município do país com todos os motoristas profissionais com visão verificada.
 
A entrega dos óculos será no dia 11 de maio, data em que é celebrada a campanha Maio Amarelo, mês nacional para a conscientização sobre a segurança no trânsito.
 

A iniciativa

A ação consiste na triagem, consultas oftalmológicas gratuitas realizadas por três médicos oftalmologistas e, para quem quiser, haverá a oferta em condições acessíveis de óculos sociais completos (incluindo a armação e o par de lente) que podem ser adquiridos a partir de R$99,00 (noventa e nove reais). Os valores podem ser parcelados em até 10X no cartão de crédito ou pagos à vista, no boleto bancário.