20190828_152002_131741201909271035.jpg

Programa Mentoria de Valor: Edição 2019 | Rio de Janeiro

Em 2019, o Programa Mentoria de Valor realizou sua segunda edição, desta vez no Rio de Janeiro (RJ). Em agosto e setembro, seis encontros reuniram 18 funcionários da Nissan e membros das nove ONGs (organizações não-governamentais) que participaram do projeto. Com a mentoria, o Instituto Nissan cria oportunidades de aperfeiçoamento profissional para administradores e responsáveis das organizações.

 

As aulas foram presenciais e abordaram temáticas que devem fazer parte do dia a dia tanto de uma empresa como a Nissan quanto de uma ONG, como gestão de pessoas, assessoria jurídica, planejamento de comunicação, planejamento e gestão, financeiro, compliance, planejamento estratégico e captação.

 

O projeto faz parte do programa de voluntariado do Instituto Nissan e conta com o apoio de funcionários, que são voluntários e se dispõem a compartilhar seus conhecimentos nessas áreas. Além disso, o programa de mentoria oferece acompanhamento remoto aos representantes das organizações, por mais quatro semanas, para tirar dúvidas específicas e contribuir ainda mais para o aperfeiçoamento da gestão de seus projetos.

 

Depoimento dos envolvidos

Para a advogada Ana Cecília Lima, que trabalha na Nissan e atuou como voluntária no Mentoria de Valor, o projeto demonstra que cada um pode dar a sua contribuição para a assistência dos mais diversos tipos de pessoas que necessitam de apoio social: “O compartilhamento da expertise de cada um, com o objetivo comum de auxiliar na profissionalização das entidades do terceiro setor, nos dá uma sensação de unidade a nível empresa e também a nível de sociedade. A troca de conhecimentos foi sensacional e é muito gratificante ter feito parte desse projeto.”

 

Do outro lado, quem fez questão de agradecer pelos conhecimentos adquiridos foi Fernando Souza, do Centro Cultural Liga do Bem, uma das organizações que fizeram parte da edição Rio de Janeiro. “A oportunidade de trocar experiências e a possibilidade de apresentar nosso trabalho foram incríveis. Só tenho a agradecer”, conta. Já para a representante da Associação Baseada na Autonomia Familiar, Márcia Póvoa, o programa foi além: “Conseguimos criar uma identidade para o nosso projeto.”

 

Sobre o Mentoria de Valor

O Mentoria de Valor, que teve sua edição piloto em São Paulo, agora faz parte da grade contínua dos programas e projetos do Instituto e será executado anualmente em duas unidades Nissan: São Paulo e Rio de Janeiro.

 

As instituições selecionadas para participar da Edição Rio em 2019 foram:

  • Associação Baseada na Autonomia Familiar
  • Associação Cultural Armando Prazeres
  • Associação Cultural Panelas / Cine & Rock
  • Casa Do Menor São Miguel Arcanjo
  • Centro Cultural Liga do Bem
  • Centro de Acolhimento Semeando Afeto
  • Fundação Gol de Letra
  • Instituto Meta Educação
  • Projeto Transforme Desenvolvimento Social e Humano

 

Todas se inscreveram no edital aberto para dar transparência ao processo de escolha das organizações e foram selecionadas em função dos principais desafios enfrentados em sua rotina de planejamento e gestão de projetos. Em 2020, mais um edital será aberto para selecionar as instituições que participarão da nova edição do programa. Fique atento!