Palestra.png

Palestra sobre doação de sangue esclarece mitos

11/07/2017
Sensibilização prepara doadores para ação de voluntariado
 
Doar sangue é um procedimento rápido e simples, mas muita gente ainda tem dúvidas, receios e pré-conceitos. Para tranquilizar e esclarecer os mitos e as verdades sobre esse ato de generosidade, Voluntários de Valor convidaram uma representante do Hemorio – Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro – para uma palestra no escritório da Nissan, na capital carioca.
 
A sensibilização faz parte do “aquecimento” para a ação de doação de sangue, que ocorre no dia 18 de julho com organização dos voluntários, em parceria com o Hemorio e o apoio do CBRE (CB Richard Ellis), e estará aberta também às demais empresas sediadas no mesmo edifício que a Nissan, no Rio de Janeiro.
 

Você sabe o que é feito com o sangue após a doação?

 
– Fracionamento: A bolsa de sangue total é centrifugada e separada em 03 componentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma
– Exames laboratoriais: são realizados exames para determinação do Grupo sanguíneo e para detecção de doenças transmissíveis pelo sangue.
– Liberação da bolsa: após a realização dos exames laboratoriais, a bolsa de sangue é liberada para transfusão.
– Transfusão: o sangue é utilizado principalmente nas grandes emergências (acidentes de trânsito, por armas, hemorragias agudas etc.), nas cirurgias e em pacientes com doenças oncológicas e hematológicas.
 
 
O Hemorio distribui sangue para mais de 200 hospitais públicos e conveniados com o SUS do Estado do Rio de Janeiro.