Mundo das Profissões: investindo no futuro

02/08/2017
Voluntários iniciam nova sessão de palestras a alunos do ensino médio
 
Se o seu “eu” de agora pudesse voltar no tempo e dar algumas dicas sobre escolhas profissionais para o seu “eu” do passado, possivelmente algumas decisões teriam sido mais fáceis. Ainda não é possível voltar no tempo, mas o projeto Mundo das Profissões está ajudando os jovens de hoje a compreenderem melhor esse universo tão cheio de opções desde já.
 
No dia 1º de agosto, cerca de 120 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Olavo Bilac, em Resende (RJ), participaram da abertura do programa que levará uma série de palestras profissionais ministradas pelos Voluntários de Valor do Instituto Nissan.
 
“Se eu pudesse falar com a Camiller de 16 anos, aconselharia ela a buscar orientação profissional mais cedo”, comenta a Voluntária Camiller Soares, que foi uma das primeiras palestrantes desta edição com o tema Recursos Humanos. No mesmo dia, os alunos também ouviram sobre Motivação, com o Voluntário Diego Careli.
 
Eles usaram a oportunidade para dar dicas aos alunos de como montar um currículo, como se comportar em uma entrevista, a importância de fazer o que se gosta e de encontrar seus próprios objetivos.
 
depoimento Camiller Soares
“É muito gratificante poder compartilhar o que eu sei com os estudantes e ajudá-los nesse momento. Eu não tive uma chance dessas quando era adolescente e gostaria muito de ter tido, creio que me ajudaria a escolher mais rápido a profissão no qual hoje sou feliz. É um momento muito importante”. (Camiller Soares, Voluntária de Valor)
 
 
Ao final do primeiro dia, os alunos puderam deixar comentários anônimos sobre o que acharam da palestra. Confira:
• “Eu estava precisando ser motivado, pois poucas pessoas me motivam na minha carreira”
• “Gostei do fato de irem atrás dos jovens nas escolas. Me interessei mais nos estudos e em relação ao meu futuro”
• “Tiraram algumas dúvidas minhas e me ajudaram a perceber que quanto mais eu estudar mais oportunidades eu terei em empregos bons”
 
O Colégio Olavo Bilac receberá a visita dos voluntários em mais três encontros semanais (07, 16 e 23 de agosto) que abordarão os temas Processos de Produção, Manutenção, Logística, Importação e Exportação e Qualidade.