Instituto Nissan entrega 146 óculos em Resende

10/10/2017
Ação faz parte do programa de saúde visual e celebra o Dia da Visão
 
O mundo visto pelas crianças é mais leve e colorido. Mas nem sempre é tão nítido. No entanto, para alguns alunos da rede municipal de ensino de Resende, este não será mais um problema. O Instituto Nissan, braço social da fabricante japonesa instalada no Sul fluminense, entregou 146 óculos para os estudantes das escolas Maria de Assis Barboza e Bairro Vicentino. A ação faz parte do programa “Como Você Vê o Mundo”, em parceria com o Instituto Ver e Viver/Essilor, e celebra o Dia Mundial da Visão, comemorado nesta quinta-feira, 12 de outubro.
 
A entrega dos óculos é a terceira etapa do projeto, que tem como base atuar com crianças e jovens de escolas, ONGs ou comunidades carentes. Os jovens selecionados nos dois colégios municipais de Resende passaram por uma triagem, que atendeu 464 pessoas entre os dias 15 e 18 de agosto. A etapa correspondeu ao teste de acuidade visual, e todos os atendidos receberam pelo menos alguma orientação sobre a importância de se manter uma boa visão.
 
De todos os alunos atendidos na triagem, 281 foram selecionados para a etapa de consultas médicas, que aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de setembro. Após a consulta, quem precisa usar óculos teve ainda a opção de escolher uma armação.
 
 
Como Você Vê o Mundo
O programa nasceu embasado em dados estatísticos relacionados à educação e à direção segura. Segundo pesquisa do MEC em 2014, 22,9% da evasão infantil em escolas no Brasil ocorre por falta de correção visual. Dados do Vision Impact Institute mostram que 80% do que as crianças aprendem na infância são informações captadas pelos olhos e 59% dos acidentes de trânsito no mundo estão relacionados à falta de correção visual.
 
Desde 2015 até hoje, a parceria entre o Instituto Nissan e a Essilor/Instituto Ver e Viver já impactou mais de 31 mil pessoas, que tiveram acesso à saúde visual e puderam detectar a necessidade ou não de correção. Destas, 22 mil receberam seus óculos e melhoraram suas vidas através da visão.