Instituto Nissan e Gol de Letra inauguram “Caju, Um Novo Olhar”

07/09/2016
Os Jogos Rio 2016 continuam com transformação social no bairro carioca
 
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 vão transcender as semanas de agosto e setembro. Patrocinadora do evento, a Nissan inaugurou o Centro de Educação e Formação Profissional, resultado da parceria do Instituto Nissan e da Fundação Gol de Letra, para o bairro do Caju, uma das áreas mais carentes da cidade. O projeto, batizado “Caju: Um Novo Olhar”, foi criado para oferecer cursos profissionalizantes voltados à inclusão de jovens no mercado de trabalho e o ensino formal Fundamental II, Médio e pré-Enem.
 
Totalmente reconstruído, o espaço que abrigará o projeto “Caju: Um Novo Olhar” – chamado ‘prédio Ásia’ – tem quatro mil metros quadrados e é o local em que serão oferecidos os cursos. O espaço possibilita que mais de 1.400 pessoas sejam atendidas mensalmente, entre jovens e adultos. Atualmente, a capacidade de atendimentos é de 700 por mês.
 
“O compromisso da Nissan como patrocinador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, se iniciou anos antes do evento e vai durar por muitas gerações. Nosso objetivo é causar uma transformação de longo prazo nas comunidades e nas pessoas”, afirmou François Dossa, Presidente da Nissan do Brasil e Presidente do Conselho do Instituto Nissan. O executivo lembra: “Para os Jogos, criamos o conceito ‘Quem se atreve, vai além’. Por meio das nossas ações sociais, também queremos encorajar as pessoas a se atrever e a ir além na vida e ajudar a transformar o país”.
 
Serão sete os cursos técnicos, formatados em parceria com o SENAI (Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial) e certificados pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro): Administração, Alimentação de Linha de Produção, Computação, Eletricidade de Baixa Tensão, Funilaria, Logística Portuária e Pintura Automotiva. Jovens, a partir dos 17 anos e que sejam moradores do Caju, poderão se inscrever.
 
A diretora executiva da Fundação Gol de Letra, Beatriz Pantaleão, comemora: “Estou muito feliz, pois, além de ampliarmos, sensivelmente, nosso número de atendimentos, ganhamos espaços novos e adequados ao ensino, o que acho fundamental para estimular a participação dos jovens. Além disso, teremos a oportunidade de oferecer cursos profissionalizantes com certificação, o que é um grande diferencial na vida dos nossos jovens para a inserção no mercado de trabalho”.