Fábrica da Nissan recebe alunos do Caju

04/12/2017
Alunos do “Juventude e Oportunidade” conhecem o processo produtivo
 
Mais uma turma do curso de Elétrica, do programa “Juventude e Oportunidade” – que engloba os cursos profissionalizantes do projeto “Caju: um novo olhar” – tiveram a oportunidade de conhecer a fábrica da Nissan, em Resende, no dia 30 de novembro. Depois de visitarem as áreas de produção, eles preencheram uma pesquisa de satisfação onde registraram as partes mais interessantes da visita.
 
“Durante a apresentação nós observamos as reações deles e conseguimos perceber se estão contentes ou curiosos, mas a pesquisa revela comentários que tornam nosso trabalho gratificante. Percebemos como é valioso para eles esse contato com o universo prático das coisas que estudam”, explica Juliana Rosas, do Instituto Nissan.
 
Entre os comentários feitos anonimamente estão:
 
“É muito interessante a velocidade na qual os veículos são produzidos porque eu achava que era mais demorado o processo. Além disso, o ‘Yoshi-Yoshi’ vai ficar guardado na memória e vou levar para minha vida”, disse um dos alunos ao destacar a regra de Segurança praticada na fábrica nos cruzamentos de pedestres e máquinas.
 
“Adorei a visita por causa da oportunidade de adquirir um conhecimento que jamais imaginei. Ver a linha de produção de um automóvel é algo edificante”, apontou outro comentário.
 
As visitas dos alunos à fábrica fazem parte das ações realizadas pelo Instituto Nissan. “Caju: um novo olhar” é uma parceria do Instituto Nissan, Fundação Gol de Letra, Firjan e Sebrae, que oferece cursos profissionalizantes voltados à inclusão dos jovens no mercado de trabalho e também o ensino formal Médio e apoio ao Fundamental II e pré-Enem. As aulas são ministradas na Gol de Letra, localizada no bairro do Caju, região central do Rio de Janeiro.