ongs-single-escolaverde-01.png

ESCOLA VERDE

Instituição: Escola Municipal Jardim das Acácias
Localidade: Resende (RJ)
 
A educação ambiental é um componente fundamental na formação da cidadania e do entendimento dos direitos e deveres que devemos ter para com o meio ambiente e a nossa sociedade como um todo. Tendo este entendimento muito claro, o Instituto Nissan firmou uma parceria com a Fundação Mokiti Okada para trabalhar esta temática com crianças e adolescentes da Escola Municipal Jardim das Acácias, em Resende/RJ.
 
O projeto está em sua edição piloto e a instituição de ensino parceira foi escolhida por já desenvolver atividades de educação ambiental e pela proximidade da fábrica da Nissan na cidade.
 
A metodologia de educação ambiental utilizada é trabalhada sob o ponto de vista teórico e prático de forma interdisciplinar, abordando importantes conceitos de sustentabilidade através de atividades como construção de horta orgânica, técnicas de agroecologia, compostagem, coleta seletiva, alimentação saudável, uso racional da água, segurança alimentar etc.
 
Apesar de o público principal do Escola Verde serem os alunos, o projeto impacta também os professores e funcionários da unidade, que são preparados com o conteúdo a ser ministrado para os estudantes, e os familiares das crianças e adolescentes que acabam por compartilhar o conhecimento adquirido.
 
Preparar os alunos para um convívio harmônico com o meio ambiente, tanto na escola quanto fora dela, desenvolvendo competências pessoais, sociais e emocionais, essenciais para a sua saúde física e mental e que culminam na construção de cidadãos responsáveis numa sociedade ecologicamente equilibrada é a missão do Escola Verde.