Encontro Meet Up Impacto reúne atores do cenário social carioca

24/03/2019
Iniciativa apoiada pelo Instituto Nissan fortalece rede sociocultural
 
Criar uma forte rede de relacionamento da área social no Rio de Janeiro. Esse foi um dos objetivos do primeiro encontro ‘Meet Up’, realizado recentemente pelo Instituto Ekloos, em parceria com o Instituto Nissan, no Lab Oi Futuro, localizado na zona sul do Rio de Janeiro. Com participação da presidente do Instituto Nissan, Rosane Santos, o evento reuniu empreendedores e financiadores sociais para discutir e fortalecer cada vez mais a rede de iniciativas socioambientais no município e no estado do Rio de Janeiro.
 
Durante o Meet Up, as lideranças e atores sociais apresentaram e esclareceram questões sobre os principais pontos de necessidade da sociedade para facilitar trabalhos e investimentos. “Ao deixarmos mais evidente as demandas e entendermos quais são as possibilidades, por parte dos agentes patrocinadores, fica mais fácil a proposição de soluções que sejam inovadoras e alinhadas com a estratégia das empresas, sem perder de vista a necessidade de ser resposta às demandas sociais”, comenta Rosane.
 
Participando da primeira edição do encontro, a presidente do Instituto Nissan aproveitou a oportunidade para apresentar os principais êxitos da instituição, que envolveu o realinhamento dos eixos de atuação da entidade, a abertura do primeiro edital para projetos financiados em 2019, o engajamento dos funcionários da Nissan em todo o processo, além da estrutura para fazer o monitoramento e avaliação dessas iniciativas, que se desdobra em cinco pontos: alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como avaliações processuais, de resultados, de impacto e customizada (indicadores personalizados para cada projeto). Como isso, espera-se que, ao longo do tempo, seja possível reavaliar as práticas adotadas, ter informações relevantes, mensurar e acompanhar efetivamente o investimento e os impactos gerados.
 
“O Meet Up surge como resposta a uma demanda muito relevante para a cidade do Rio de Janeiro e do grande Rio: de aproximar os principais agentes com grande interesse na promoção de impacto social nesse eixo geográfico, que são os empreendedores em um lado e os patrocinadores/financiadores no outro”, afirma Rosane.
 
O Instituto Nissan confirma seu compromisso, ao participar ativamente dos eventos agendados para o ano de 2019, e assim, estreitar cada vez mais os laços com atores sociais e buscar conhecer mais os desafios da sociedade.
 
Os encontros serão periódicos e cada Meetup Impacto contará com a apresentação de um financiador e um empreendedor social, que compartilharão suas experiências. O próximo acontecerá em abril, também no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro. As inscrições serão abertas ao público em breve, através do site ekloos.org/meetup.