preview-928x522.jpg

Conheça os projetos vencedores do Inova-san

7/12/2019
Programa de educação empreendedora teve mais de 950 inscritos

 

O Instituto Nissan, em parceria com as comunidades locais e com a Rio Sul Valley, elegeu os três melhores projetos do Inova-san, programa que tem como objetivo impulsionar a educação, a inovação e o empreendedorismo na região Sul Fluminense.

 

Após cinco meses de fomentação e suporte aos grupos, o evento de apresentação final dos projetos aconteceu no Complexo Industrial da Nissan em Resende, no dia 6 de dezembro, quando a banca de jurados definiu os campeões.

 

Cada um dos grupos escolhidos está relacionado à uma das três temáticas que estruturaram o programa do Instituto Nissan e são elas: Meio Ambiente, Mobilidade Inteligente e Negócios Sociais.

Conheça abaixo os três projetos vencedores:

 

Negócios Sociais – a equipe AllZero, do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), foi a vencedora com o desenvolvimento de um Marketplace para pessoas com restrições alimentares. A plataforma, espécie de shopping center virtual, tem como objetivo conectar diretamente os consumidores com necessidades especiais de alimentação aos fornecedores, proporcionando a diversificação dos produtos, além de descontos e benefícios.

 

Mobilidade Inteligente – o grupo Smart Logout, do UGB/FERP (Centro Universitário Geraldo Di Biase), foi o campeão com o projeto de um protótipo de mobilidade para o público PcD (pessoas com deficiência). Tendo como base os hoverboards (espécie de skate elétrico que se move de acordo com a inclinação do corpo), a equipe desenvolveu uma plataforma motorizada com alavancas direcionais, que proporciona ao cadeirante um deslocamento mais ágil e cômodo.

 

Meio Ambiente – o grupo Ecobilge, do CEFET/RJ Angra dos Reis (Centro Federal de Educação Tecnológica de Angras dos Reis), foi o vencedor da disputa com um projeto desenvolvido para controlar a poluição marítima. Utilizando as leis da física e a tecnologia, o grupo desenvolveu um separador de água e óleo. Sem consumo de energia, a solução permite a separação dos óleos presentes nas águas de porão dos navios, antes do despejo ao mar.

 

“É muito gratificante chegar ao momento final dessa edição do Inova-san. Quando idealizamos o programa, tínhamos em mente um objetivo que sabíamos ser audacioso, que era construir uma forma relevante de promoção de impacto social na região Sul Fluminense, muito importante para nossa empresa aqui no Brasil. Encontramos na comunidade universitária um parceiro fundamental, e chegamos a esse programa, que se propõe a, juntos, empresa e comunidade, identificar e construir soluções para problemas locais”, comenta Rosane Santos, gerente sênior de Sustentabilidade da Nissan para a América Latina e presidente do Instituto Nissan.

 

“Encerramos esta 1ª edição com mais de 950 inscritos, mais de 230 equipes, 8 mil horas de conteúdo aplicado, 26 instituições de ensino envolvidas em 13 cidades da região Sul Fluminense. Quando volto a momentos importantes do programa, vejo que alcançamos nosso objetivo; mais do que isso, cumprimos nossa missão, que é enriquecer a vida das pessoas”, complementa Rosane.

 

Os grupos vencedores serão premiados com uma viagem de imersão em tecnologia, inovação e empreendedorismo na cidade de São Paulo. Além disso, os campeões também terão acesso a cursos oferecidos pelo programa em parceria com Firjan e Sebrae e a mentorias com executivos.